Postagens populares

As quatro frases clichês.

7 de agosto de 2016
"Eu sinto sua falta". "Você se distanciou". "Você está diferente". "Eu estou com saudades".
Quem nunca ouviu uma dessas quatro frases clichês? Quem nunca disse uma dessas quatro frases clichês? São quatro frases super simples e muito clichês. São quatro frases que chegaram muito aos meus ouvidos nos últimos meses. São quatro frases que foram ditas por algumas pessoas que eu simplesmente olhei e pensei "oi?". São quatro frases que me fizeram raiva até. São quatro frases que me fizeram sentar e escrever um texto.
Era uma manhã chuvosa. O céu estava nublado. As cortinas cobriam a janela. O frio invadia o meu quarto. Como sempre, lá estava eu deitada vendo minha série favorita. Uma mensagem chegou. Estranhei. Não costumo responder as mensagens de manhã quando estou assistindo minha série. Ignorei. Continuei focada naquela pequena tela e nos meus dois personagens favoritos. A pessoa foi insistente. Ignorei novamente. Levantei um pouco e decidi ir ao banheiro jogar uma água no rosto. O sono ainda era evidente no meu rosto. Ele não me largava. 
Outra mensagem. Silenciei meu celular. Eu não queria saber de ninguém. Eu estava num momento meu e não queria que ninguém perturbasse. Fui a cozinha procurando algo para comer. Achei no armário, o meu biscoito favorito. Comi um. Dois. Três. Decidi levar o pacote para o meu quarto comigo. Peguei um copo com leite também. Aliás, em um dia chuvoso, não há nada melhor do que ficar deitada o dia inteiro, não é mesmo?
Antes de me deitar, peguei meu celular e olhei as notificações. As mensagens que antes eram três, agora eram cinco. Resolvi ver o que era. Abri o aplicativo e logo me dirigi à conversa. Das cinco mensagens, quatro eram as frases clichês que já cansei de ouvir. Respondi dizendo que eu estava normal. A pessoa resolveu debater. "Não, você não está, Anabela", disse. 
Eu não queria escrever qualquer besteira. Não respondi. Simplesmente decidi continuar assistindo a minha série. Mas quem disse que a bendita me deixou em paz? Mandou mais e mais mensagens. Me acusando de coisas. Dizendo o quão horrível eu era. Dizendo o quão ausente eu não deveria ser. Dizendo besteira atrás de besteira. Oh meu Deus, quando será que o ser humano vai deixar de ser tão egoísta e aprender a olhar para si antes de julgar o outro?
Cansada, decidi responder da maneira mais educada possível. Não queria brigar. Não queria discutir. Não queria parar para pensar em tudo que aconteceu. Não queria ouvir mais besteiras. Eu era eu. Eu tomei atitudes que julgava corretas. Eu pensava diferente. Eu mudei mesmo. Eu amadureci. Eu não me arrependo de nada. 
Abri a conversa e comecei a digitar: "Olha, Mirela, já chega ok? Eu já respondi o que tinha que ser respondido, mas você continuou falando, falando e falando. Você quer uma justificativa? Não te devo nenhuma, muito menos satisfações. Quem sou eu para julgar o que é certo ou errado, não é mesmo? Antes de me acusar de estar diferente, pense. Será que eu mudei atoa? Por que me deu na telha? Por que nada aconteceu? Por que ETs me abduziram? Não. Antes de falar que estou distante, pense. Será que eu me distanciei atoa? Por que eu não tenho motivos? Por que muitas coisas me faziam bem? Não. Antes de dizer que está com saudades, pense. O que você já fez por mim? Você já deu um passo para me encontrar ou você só falou? Será que sente mesmo? Não sei. Antes que fala que sente minha falta, pense. Que diferença que eu fiz na sua vida? Que diferença você fez na minha? Será mesmo que você sente isso? Não sei. 
Eu não quero passar como grossa. Eu não quero que você tome antipatia de mim. Eu não quero falar mais. Porém eu deixo para você, um conselho que você pode ou não seguir. Antes de acusar alguém e falar que sente algo: pense, sinta. Para um pouco para pensar no que você fez pela pessoa. Para um pouco para pensar no porquê a pessoa está do jeito que está. 
Eu não tenho mais nada para falar. Eu até te deixaria algumas perguntas. Só que existem coisas e pessoas que não valem a pena. Ah, e não existe necessidade em discutir e muito menos perder tempo preocupando com isso."
Às vezes, as pessoas me cansam. Por que elas só decidem procurar você quando você realmente está bem sem elas? A impressão deixada é que elas não conseguem te ver bem. Me pergunto o porquê de tudo isso e um pouco mais.
Desliguei o celular. Decidi deixar tudo para trás. Não era questão de orgulho, não era questão de ser radical, não era questão de frieza. Era questão de não aguentar mais ouvir essas quatro frases clichês saindo da boca daqueles que são sempre os primeiros a me abandonar. A partir daquele dia, eu realmente esperava que as pessoas mudassem. Não falassem as coisas da boca para fora, apenas aquilo que sentiam de verdade.
Emilly Guidi.

5 comentários

  1. Esse texto foi um tiro, Emilly. Caraca, parabéns! Todo mundo já passou ou ainda vai passar por isso. Sempre quando você se recupera de alguma perda, aquela pessoa volta tentando te culpar e te deixar mal por qualquer coisa que aconteceu.
    Beijos, amei o texto.
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto, Emilly! Perdi a conta das vezes em que me apeguei ás pessoas e elas me abandonaram na primeira oportunidade. Dói né? Ainda mais quando elas dizem "Você mudou", mas não percebem que quem realmente mudou foram elas :\
    xoxo'

    Adolescência Nerd | Fanpage NOVA

    ResponderExcluir
  3. Outra frase mega clichê é "você sumiu!" Me identifiquei com a personagem do texto. Não me acho uma pessoa antisocial, mas ter meu tempo, ficar sozinha e "sumir" é algo que eu gosto, não acho que eu preciso dar satisfação á todas as pessoas a minha volta, quem é meu amigo de verdade e gosta de mim não sente saudades de mim por que elas sempre me procuram, não apenas quando precisam de mim.
    Gostei muitissímo do seu texto.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muita gente precisa ler esse texto e parar de mandar as quatro frases clichês. Me identifiquei bastante com a personagem. Mas quando a gente encontra um tempo pra descansar queremos sumir um pouco do mapa. Quem gosta realmente de você sempre irá te procurar, perguntando se você está bem. E não te procurar porque é um necessidade. Sabe que logo depois você irá ir atrás procurando a pessoa. Sem contar que existem algumas que fazem de tudo pra te ver mal.
    Eleutheromania

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.