Postagens populares

Cara eu do futuro.

15 de abril de 2018
Dedico esse texto a todos os meus verdadeiros amigos que me ajudaram e ajudam a passar por situações desagradáveis na minha vida e a todas as pessoas que me apoiam e estão do meu lado sempre que eu preciso. Vocês são incríveis e eu sou eternamente grata! Muito obrigada por nunca me deixarem desistir e por não terem desistido de mim! E claro... é dedicado especialmente a mim que é a única que sabe todos os perrengues que eu já passei e passo nessa vida! 

Cara eu do futuro,
Como você está? Eu espero que bem.
O que vou lhe dizer nessa carta vai ser doloroso e difícil de aceitar, no entanto estou mergulhando fundo no resto de saúde mental que ainda me resta para poder escrever uma carta que você leia no futuro e pense o quão forte e incrível você é. Você já suportou, e suporta todos os dias, coisas demais nessa vida para os dezoito anos que carrega nas costas até o exato momento. Você já se culpou demais por problemas que não são seus e pela infelicidade alheia. Você já se importou excessivamente com o que as pessoas achavam, acham ou irão achar de você. Você já segurou demais o mundo dos outros enquanto o seu desabava e ninguém lhe oferecia uma mão amiga. Você já ouviu as pessoas dizendo mentiras com o seu nome e não teve a chance de ser ouvida para ser compreendida. Você já se auto sabotou demais por causa dos seus pensamentos negativos. Você já teve muitos dedos apontando para sua cara quando o problema não era você. Você já foi considerada o problema e o desequilíbrio. Agora você me pergunta o porquê todas essas frases começam com o sujeito "você", mais o advérbio de tempo "já" e mais os verbos conjugados no pretérito perfeito do indicativo. Todas elas começaram assim, porque você vai mudar a partir de hoje e provavelmente quando estiver lendo essa carta, vai ter mudado muito. Eu acredito em você.
Eu sei perfeitamente como é estar rodeada de pessoas e se sentir sozinha, abandonada, traída, solitária, excluída e perdida. O rumo que a sua vida tomou no último ano e meio não foi o que você esperava e, infelizmente, você tem uma grande parcela de culpa nisso tudo. Sabe as expectativas que você cultivou por anos e não aprendeu a viver sem? Elas te traíram e te mostraram que o mundo real não é nada piedoso. As pessoas sentem aversão por você, pelo seu jeito e vão continuar sentindo. Isso não é culpa sua. Você não vai mudar por causa delas, porque da mesma maneira que elas sentem aversão por você, outras pessoas sentem e irão sentir afeição por você. Ninguém sabe o propósito pelo qual veio a esse mundo, claro que existem milhares de teorias, mas uma coisa eu te garanto: você nasceu e tem o total direito de ser feliz e de se surpreender consigo mesmo a cada dia que passa.
Eu espero que você já tenha se olhado no espelho hoje e visto o quão linda você é. Não me importo com o seu cabelo desarrumado e com um volume que você detestava, com os pontinhos pretos no seu nariz, com os seus cílios que você achava minúsculos, com o seu braço que você julgava enorme, com o seu corpo que você dizia ser obeso ou com suas diversas estrias e celulites espalhadas pelo corpo que você não gostava nem um pouco. Se você não aprendeu a se amar do jeitinho que você é até agora, está na hora de aprender, porque garota... você é maravilhosa!
Eu espero que você tenha começado a dieta, os exercícios semanais e uma vida saudável. Sei que batata frita é o que você mais ama comer e que chocolate ao leite é o seu ponto fraco, entretanto você também ama qualquer fruta, lembra? Você se prometeu a comer mais verduras e legumes e não se deixar levar pela tentação e pela gula. Você adora cores, já experimentou colocá-las e misturá-las ao se servir? Quanto mais cor, melhor! E quanto aos seus exercícios semanais... eu sei que você ama esportes, tentou praticar algum? Começar uma caminhada? Fazer aula de alguma coisa? Se você acha que não sei que você coloca o som no máximo e dança na sala quando está sozinha em casa, você está muito enganada! Se não começou a se mover, mova-se agora! Se não deu início a sua meta de ter uma vida mais saudável e cedeu as tentações, comece agora e deixe essa batata frita e essa barra de chocolate de lado!
(Você ainda pode comer o que gosta, só não abusa, tá bom?)
Eu espero que você tenha abandonado o meio tóxico que você vivia e que tenha cortado os laços de amizade que você dizia ser saudáveis quando, na verdade, nunca foram. Claro que não estou te dizendo que você deveria se isolar numa caverna e viver lá por toda a eternidade, estou dizendo para você não mergulhar de cabeça na primeira pessoa que conhecer. São raras as pessoas que entram na nossa vida e que a gente realmente cativa. Você tem amigos sim e tenho certeza que eles se importam muito com você assim como você se importa com eles, só que eles não são todos aqueles que estão adicionados no seu Facebook, que você está seguindo no Twitter, acompanhando no Instagram ou conversando todos os dias no WhatsApp. Os verdadeiros amigos que você tem estão vivendo também, eles têm os problemas deles, as relações deles, os pensamentos deles. Eles não precisam conversar todos os dias com você e você sabe disso. Tenho certeza que eles estarão do seu lado nos bons e maus momentos e você ao lado deles. Se você continua mergulhando profundamente em cada pessoa que conhece, aprenda desde já que nem todo mundo guarda um tesouro dentro de si e é tão profundo quanto você pensa!
Eu espero que você tenha aprendido que nem todas as relações são para a vida toda e que você não tem que se entregar ao primeiro que bater na sua porta. Às vezes é só o correio entregando a encomenda que você estava esperando a semanas ou as correspondências da semana. Você vai ser feliz, vai sentir tanta coisa positiva que vai querer espalhar isso pelo mundo mais do que já espalhava. Só, por favor, não espere demais e não crie expectativas quanto a isso. Não procure excessivamente e não dependa disso para ser feliz. Você terá amigos que te amam, encontrará um amor e as coisas irão dar certo. Enquanto as pessoas e as coisas continuam tomando seus rumos para chegar até você, se distraia. Você é muito inteligente e eu nunca vi alguém que tivesse tanto interesse em aprender um pouco de tudo. Sua estante continua lotada de livros? Você continua pesquisando sobre as culturas dos outros países? Continua lendo e tentando entender mais as histórias fictícias e não fictícias? Continua gostando de experimentos envolvendo química e física? Continua escrevendo suas crônicas envolventes e textos reconfortantes? E compondo suas belíssimas poesias e deslumbrantes poemas? Continua acompanhando a bolsa de valores e estudando economia? Continua amando os animais e defendendo e ajudando eles? E sua admiração e paixão por pássaros? Continua com os planos e com a vontade de conhecer o mundo? O que você abandonou ou colocou em prática nos últimos tempos? Continua querendo aprender outras línguas a não ser o português? Não se preocupe se a felicidade não bateu na sua porta até hoje, você pode encontrar outros meios de ser feliz até esse grande dia chegar. Se você está sentada no sofá olhando para a rua e seu coração quase pula pela boca toda vez que a campainha toda, pare agora! A felicidade vai chegar, meu bem, junto com tudo o que você merece, sonhou e desejou. Porém você precisa parar de depender dela para continuar seguindo a sua vida.
Eu espero que você tenha começado a expressar a sua opinião sem medo e aprendido a falar não. Se você não quer fazer uma coisa e não se sente bem com isso, você não precisa continuar fazendo. Se você cometeu um erro, reconheceu e aprendeu com ele, insistir é perda de tempo e talvez burrice. Os seus pais só querem o seu bem e eu espero que eles tenham aprendido que pressão, cobrança, imposição e ausência de apoio nunca funcionou com você. Tudo isso sempre te deixou muito insegurança e, invés de você acreditar em si mesma e enfrentar o mundo lá fora, você só correu para o seu quarto e se escondeu. Se as críticas dentro de casa já eram pesadas, imagina as do mundo. Eles não podem querer que você seja de um jeito que você não é, eles não são você e, por mais que queiram, não podem te proteger do mundo para sempre. Eles terão que partir uma hora e você precisa estar preparada para enfrentar as batalhas sozinha quando o exército estiver derrotado ou quase se cessado. Eles não sentem o que você sente e não tem o direito de te controlar. Você não é uma boneca de porcelana para ficar guardada na caixa para sempre. Se você ainda não saiu da caixa e não correu atrás da sua independência, saia agora e corra sem olhar para trás!
Assim como você não é uma prisioneira dos seus pais, você também não é do seu passado. O seu passado não é você, você mudou. Deixe-o ir assim como todas as pessoas que fizeram parte da sua vida, elas podem ter te feito muito bem só que esses momentos, infelizmente, terminaram. Não há nada melhor do que um dia após o outro. Eu sei que vai doer e que doeu deixar certas pessoas, sentimentos e momentos para trás, contudo entenda uma coisa: se tudo isso acabou é porque Deus e o universo estão preparando algo muito maior para você. Você merece muito mais do que derramar lágrimas por alguém que não te deu valor. Você merece muito mais do que máscaras e shows momentâneos. Se você ainda está aprisionada a alguma coisa, permita-se se libertar das correntes e das assombrações do passado! 
O que é passado acabou e se tiver que voltar, vai voltar diferente em uma época diferente onde você está pronta e terá conhecimentos para entender o que aconteceu e o porquê. Tudo tem uma consequência e talvez você não entenda na hora, mas com certeza vai entender no futuro e o porquê precisou daquela experiência e daquela vivência. Nada é em vão. Tudo o que você passa é necessário para a sua formação, por mais que seja ruim. Você vai entender tudo. Tudo tem o seu tempo, aprenda a respeitar esse tempo e não querer passar por cima dele. Viva uma coisa de cada vez. Não se preocupe com o passado, nem com o futuro. Viva o presente e faça com que ele valha a pena ser lembrado, porque o tempo... ah meu amor, o tempo não volta e eu acho que é uma das únicas coisas nessa vida que realmente podemos chamar de nosso.
Eu também espero que conforme as estações do ano foram passando, você tenha amadurecido e percebido que você não pode ficar na sua zona de conforto. Se você não correr atrás dos seus sonhos, ninguém fará isso para você e eles continuarão cada vez mais distantes. Eu espero que assim como uma flor, você tenha desabrochado e encantado a todos ao seu redor. Você já tinha esse poder, só não sabia dele até então. Você sabia dos seus defeitos e insistia em mostrar o pior dentro de si para as outras pessoas. Você sabia que o caminho que você quer nem sempre é o caminho que você precisa seguir. Não sei se você aprendeu a ser a melhor versão de si mesma, de parar de se auto sabotar, de ser você independente do que o outro pensa e de se culpar por conta de todas as situações que saem do seu controle, contudo eu desejo do fundo do meu coração que sim. Você tem qualidades espetaculares e se alguém não souber te valorizar, não se preocupe. Não se arrependa de ter feito o bem, mesmo que você receba ingratidão do outro em troca. Não deixe de pensar em você para pensar no outro. Não pare a sua vida só por causa de uma situação desagradável. Siga em frente, mesmo que sorrindo ou em lágrimas.
Mude.
Evolua.
Erre e aprenda com os seus erros.
Descubra os tesouros nas suas profundezas.
Não seja rasa.
Viva.
Sinta.
Perdoe.
Ame.
Chore.
Não perda a sua essência por conta dos outros.
Estude. Aprenda. Ensine.
Aceite o final de cada capítulo e ciclo da sua vida e inicie um novo.
Experimente tudo o que puder, seja sentimentos, sensações, emoções ou não.
Explore o mundo e a si mesma.
Conheça novas pessoas e novos amores.
Não deixe ninguém te aprisionar de novo. Você nasceu para ser livre.
Faça tudo que tiver vontade e fique ciente das consequências disso, porque elas existem.
Jamais aceite menos do que você merece, você merece muito mais do que migalhas de falsos sentimentos e ilusões.
Você merece sentir verdadeiramente.
Você merece reciprocidade quanto a tudo o que sentir.
Não desista.
Mas mais importante... seja feliz.
Você é capaz de tudo nesse mundo e nunca deixe alguém te dizer o contrário, combinado?

Com muito amor,
Emilly Guidi.

6 comentários

  1. Faz muito tempo que te conheço e admiro muito a sua capacidade de escrever. Mais um texto forte e tocante que você escreve. Desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou arrepiada do começo até o final, puta merda emilly, ai te amo, e você sabe o quão lhe admiro ❤️

    ResponderExcluir
  3. É uma grande carta para uma grande pessoa. Eu digo, não pra sua eu do futuro, mas pra sua eu do agora: comece todas essas coisas que vão te ajudar a ser uma pessoa melhor hoje. A gente sempre acha que futuramente via ser mais simples, teremos o que precisamos, mas faz hoje com o pouco que tem. Como vocês mesma disse, você é uma pessoa maravilhosa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Conheci seu blog agora e estou dando uma voltinha por ele e ja te sigo
    Beijinhos

    Se puder passe la no meu blogue e nos siga por favor
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/04/autoestima-espelho-meu-espelho-meu-ha.html

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me tocou profundamente, desde a primeira palavra à ultima.
    Amei muito.

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.